Diário de sobrevivência na FATEC - Algum tempo depois

Diário de sobrevivência na FATEC - Algum tempo depois

Depois da primeira semana, resolvi demorar um pouco para escrever sobre minha experiência na FATEC, isso porque no primeiro mês houve alguns problemas como uma semana que houve escola 5x2 inversa, estudamos 2 dias e ficamos 5 em casa e recentemente tivemos as primeiras provas. então posso dar uma opinião mais sólida sobre o conteúdo em si, já que não houveram eventos que me interessaram, possivelmente vão acontecer nessa segunda parte do semestre.

A experiência tem sido um choque de realidade, quando cheguei por ser uma instituição pública achei que teria que aprender no modo Souls Like, mas não foi oque aconteceu e as matérias tem sido mais fáceis do que o esperado(oque é diferente de eu ser bom nelas) e sinceramente no começo fiquei com um pé atrás, mas eu sempre tento seguir do pressuposto que estou errado, então tento entender os motivos.

Algo que me intriga é que de fato eu me considero extremamente iniciante, mas de fato não tenho conhecimento zero, então talvez coisas que sejam simples para mim, não sejam para outras pessoas que estão no absoluto zero. Percebo isso quando vi que tive dificuldades com Photoshop, algo que já tive experiência quando era mais novo, mas sinto que foi do absoluto zero, porque realmente não lembrava de nada. Dito isso, esse semestre vai ser mais nivelamento, mas também estou aprendendo coisas novas.

Sobre as aulas, engenharia de software apesar de ser extremamente teórico é realmente uma aula que eu gosto, tenho a visão que a engenharia de software em si mas é mais sobre gerenciamento de projetos de software do que sobre a parte de desenvolvimento em si, então na prática um engenheiro de software muitas vezes seria algum tipo de gerente, ainda tenho dúvidas sobre isso.

Eu sempre me considerei horrível em qualquer coisa que envolva arte, então aprender um pouco também me deixa animado, até porque é algo que considero difícil, até agora aprendemos o básico de Photoshop, mas nessa segunda fase espero que isso continue de maneira progressiva. Apesar de já ter rolado um pequeno problema que ainda não foi discutido sobre a primeira prova que rolou essa semana.

A aula de algoritmos é relativamente fácil(eu acho), mas os algoritmos até agora são mais uma interpretação do que algoritmos mais complexos. Imagine que os exercícios são questões interpretativas de matemática, você tem que pensar, mas aplicar a fórmula é fácil, oque não deixa de ser de fato um exercício real, mesmo aprendendo os algoritmos mais conhecidos, você precisa saber onde aplica-los e pensar em como resolver o problema que está na sua frente tomando a melhor decisão.

A aula de banco de dados chegou um pouco atrasada por questões burocráticas e aconteceu algumas discussões sobre o professor logo na primeira aula, oque sinceramente achei um pouco de exagero do pessoal mas as aulas são ótimas, teve alguns problemas técnicos e sinceramente acho que tinha alternativa melhor para o conteúdo prático, especificamente o professor começou utilizando uma ferramenta com interface gráfica para criar o banco de dados, mas na minha mente faria mais sentido a gente usar SQL para isso e talvez fosse até mais fácil? Não sei, tento presumir que sempre estou errado mesmo tendo uma opinião, até porque eu que estou sendo ensinado.(Isso não é irônico caso pareça)

Na aula de Web Design, depois de duas aulas de dos começamos aprendendo o básico de HTML com tags obsoletas para fazer o design e o professor fez isso de uma forma bem divertida. Todas outras aulas basicamente foram focada no PowerApps da Microsoft já que em teoria no nosso projeto interdisciplinar precisamos entregar uma parte Mobile nessa ferramenta, mas sinceramente eu não gostei e acho que só faz sentido para aplicações internas de uma empresa que usa os serviços da Microsoft como algum tipo de base, a sintaxe é estranha e parece um Excel e é uma ferramenta Low Code, mas acredito que não seja um conhecimento inútil é algo que faria sentido na empresa que eu trabalhei anteriormente. A didática do professor é até agora a melhor competindo com o de banco de dados, isso facilita um pouco as coisas.

E finalmente a aula de Redes e Sistemas Operacionais, bom, ouvimos histórias sobre o mercado, tivemos uma dinâmica com uma vela e uma lição sobre pensar fora da caixinha, uma aula de algoritmos e uma apresentação desse algoritmo oque foi divertido, mas redes em si tivemos muito pouco conteúdo oque me deixa um pouco desconfortável, mas acho que peguei a ideia do professor na próxima vez que tivermos aulas cada um teve um tema para apresentar e todos relacionados a rede, e o professor fez primeiro apresentarmos para ele e deu um feedback de como melhorar, então talvez a ideia fosse melhorar nossas habilidades nas aulas anteriores e fazer uma boa apresentação, assim toda informação chegaria de uma vez? Não sei, mas não tem uma boa aceitação pela turma. Bom é algo que só vou descobrir no final do semestre.

Sobre o resto realmente não tenho muito oque reclamar, com exceção que não tem um computador para cada aluno, ainda acho isso meio sem sentido. Provavelmente só vou escrever sobre novamente no final do semestre e ai vou ter meu veredito se realmente gostei ou se a animação do começo foi em vão. Ainda estou empolgado, conheci pessoas que gosto, já comecei mapear pessoas que talvez eu não goste de trabalhar no futuro, já voltei atrás com o mapeamento, já discordei de coisas que comentaram, já concordei com outras. Prefiro guardar minhas opiniões para mim ou com pessoas que confio, então eles nunca saberão. Até porque quem sabe quem vai ser nosso colega de trabalho ou se tornar algum parceiro de negócio no futuro? É sempre melhor não estragar por uma primeira impressão ruim.

Ah um fato interessante, sobre os projetos interdisciplinares. Tem um grupo que o tema é RPG (no caso um VTT), esse é um dos motivos principais por eu me interessar por desenvolvimento, desenvolver um desse para minha mesa e não estou com esse tema, então imagine minha frustração, portanto sinta minha inveja grupo com esse tema. Mas espero realmente que eles tenham sucesso nesse sistema, provavelmente vou ser um dos testadores alpha e se permitirem assim que tiver conhecimento e conseguir me organizar até ajude mesmo não sendo oficialmente do grupo.