A forma de desenvolvimento do aprendizado afeta muito a continuação ou desistência de um projeto.
Todo mundo fala de manter consistência em algo que vamos fazer, mas como diabos se mantém a consistência?
Sinceramente eu não tenho a menor ideia, mas, tenho algumas teorias com base não cientifica com somente conteúdos que consumo e um pouco de experiência própria. Dito isso eu ACHO que deve existir um equilíbrio quase impossível de alcançar no que fazemos. Ok muito simplista.
Conhece o jogo Flappy Bird?

É um jogo onde você precisa ficar controlando um pássaro meio bobo pra passar entre pilares com um buraco em algum lugar dele e você precisa acertar esses buracos tomando cuidado para não ir nem muito para cima nem muito para baixo e acabar batendo. Sinceramente eu não sei se aquilo tem um final, mas quando estamos estudando ou desenvolvendo algo tem que ter e estamos jogando Flappy Bird da maneira errada quando fazemos isso. Como caralhos eu cheguei nessa conclusão?
É simples se você tryhardar demais em um projeto e tentar fazer tudo de uma vez você vai bater na porra de uma parede e cair direto no chão perdendo o jogo, oque te leva a uma grande frustração, mas você não satisfeito vai continuar tentando e batendo na mesma parede de novo e de novo.

No jogo se você tiver pelo menos dois neurônios logo vai perceber que isso não funciona e vai tentar controlar melhor o pássaro pra conseguir colocar ele no buraco. Mas quando falamos de estudos e projetos parece que os neurônios param de funcionar, porque continuamos batendo na parede e caindo sem perceber que é burrice tentar tryhardar algo que você não tem proficiência.
Tu tá achando que é Mário pra fazer speed run porra? Mesmo se fosse você teria que conhecer cada detalhe de cada fase e ter uma memória muscular extremamente treinada, oque provavelmente você não tem.
Ou seja esse é um péssimo caminho pra se seguir e se você segue ele provavelmente é meio masoquista. Então se você perceber isso pode ser que faça o total oposto e vá num caminho extremamente lento já que batendo a cabeça no teto não estava funcionando. Mas no momento que você toma essa ação você é tomado por um dos maiores tédios que ocorreram em sua vida porque você já um viciado em tryhardar e essa forma com certeza não vai te satisfazer e você vai bater a cabeça na parte inferior dessa vez.

Além disso os buracos dos pilares não ficam exatamente no meio, as vezes estão um pouco mais pra cima e as vezes um pouco mais pra baixo e é esse controle que devemos aprender a ter quando estudamos ou desenvolvemos algo.
Não existe fórmula mágica, no final sempre vai ser tentativa e erro. Ah mas eu vi aquela técnica lá de quebrar o problema em partes menores. E isso é válido se você quebrar o problema em partes menores até ficar tão fácil que até um babuíno de bunda rosa consiga fazer cada uma das partes claro que vai dar certo, mas quantas vezes você sentou a bunda na cadeira e fez isso mesmo sabendo que existe? Pois é.
Também não adianta fazer um Obsidian, Notion, ou qualquer uma dessas ferramentas lindas e maravilhosas para produtividade se você não da o trabalho de abrir pra fazer elas funcionarem como deveriam. Isso com certeza acontece porque você criou soluções pra problemas que ainda nem existem.
Quantas vezes você tentou organizar suas tarefas, seja colocar por ordem de prioridade, por quanta energia essa tarefa vai gastar, por quanto tempo essa tarefa vai gastar ou qualquer que seja a técnica de organização que você viu em algum lugar e não usou?
E provavelmente não usou porque nem começou a fazer algo, porque quando você começa em algum momento você trava e essa trava é por conta de um problema, um problema que uma dessas técnicas resolvem, seja dividir as tarefas em coisas menores e colocar em um kanban, ou só organizar da melhor forma que funciona pra você a ordem do que você vai fazer.
E é assim que deve ser feito, camada a camada, um problema, uma solução, e com o tempo e experiência você não vai precisar que o problema aconteça pra ter uma solução, pois você vai ter a experiência e vai poder fazer seu speed run sem ficar morrendo igual um idiota.
Oque quero dizer com tudo isso é que essas coisas precisam acontecer de forma natural e não vão funcionar se você tentar força-las artificialmente, pelo menos não no começo.